quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Ordem na casa

"TRAGO ORDEM PARA A SUA CASA EM DOIS DIAS"... Vocês já assistiram aquele programa chamado "Acumuladores"? Pois bem. Tenho compulsão por ele. 

Não por ter o hábito de acumular.

Tenho o costume de desapegar.

Organizar.

Doar, de tudo um pouco.

Sai energia parada, seja bem-vinda nova energia.

Ganho uma peça de roupa nova? Dou uma antiga.

Papéis? Religiosamente destino uma época do ano para rasgar um a um, seguindo uma espécie de ritual de descarrego.

E copos? Nossa, quantos deles ganhamos de presente de casamento. Nem se quiséssemos fazer uma festa por semana aqui em casa iríamos conseguir usar todos que temos.

Ou melhor, tínhamos.

Já nos desfizemos de tantos, que até perdi a conta!

Malas de viagem, livros, materiais de escritório, cds, nomeiem; não há nada neste universo que já não tenha repassado adiante. 

E a sensação continua a mesma: satisfação de sentir tudo mais limpo,

De constatar tudo mais organizado.

De ter a certeza de que sou eu quem domino as coisas que aqui coabitam comigo, e não o inverso.

Mantra pessoal: não preciso de nada do que tenho, apenas faço uso delas.

Momentaneamente as possuo.

E se um dia realizar de que não as quero mais por aqui, vão embora, 

Sem dó,

Dadas,

Direto para tantos outros que pretendam usufruí-las de alguma forma,

Assim como em algum momento foram úteis para mim.

Então quando me deparo com um programa que remete a pessoas sendo engolidas vivas por coisas,

Em sua própria casa,

Condenada,

Toda bagunçada,

Só posso crer que o ambiente que se vive é o reflexo do seu próprio interior.

Não estou aqui querendo levantar a bandeira da compulsão oposta: a da arrumação ou limpeza extremas.

Só que é se arrumando o exterior,

Que se organiza também o interior.

E vice-versa.

O que deve ficar, que fique.

E o que deve ir embora?

Que vá! 

Tudo em prol do equilíbrio,

Do ambiente que habito,

Fora e dentro de mim.

#euarenata 



Nenhum comentário:

Postar um comentário