segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Mais um Tabu


No Dia das Crianças, gostaria de falar sobre sexualidade infantil. 

Se espantou? Deveria. Também fiquei assustada com o tema assim que foi sugerido pela escola do Lucas como foco de discussão entre os pais e a respectiva psicóloga. 

Então tudo ficou esclarecido: não tem nada a ver com o tipo de sexo que possa ter passado equivocadamente pela sua cabeça. 

E se você ainda tiver compreendido entre a faixa etária dos trinta pra cima, veio de gerações que simplesmente não falavam sobre sexo ou, se comentavam algo, era com extremo desconforto. 

Não quero parecer pretensiosa e discorrer sobre psicologia sem sequer ter conhecimento acadêmico ou atuado profissionalmente na área. 

Peço que me vejam como mera multiplicadora de um tópico tão delicado. Pouco discutido até os dias de hoje, segundo afirmado por tal psicóloga. 

Sexualidade infantil, sendo bem simplista, se traduz na maneira em que crianças de até mais ou menos quatro anos de idade, buscam outra vertente de conforto emocional para si mesmas. Através de paninhos, chupetas, mamadeiras e afins. Vícios infantis. 

Afora, lógico, o aspecto de descobrir a sua própria sexualidade. Que o menino tem pipi e a menina pepeca.

E devemos tratar esse assunto de forma natural, sem recriminar ou dizer que é "feio" ou "sujo". E se o pegarmos no flagra mexendo nos "países baixos", devemos adotar a mesma postura bege, não alertando para o ato em si ser anormal. E desviar a atenção para outra atividade. 

A criança vai acabar brincando de outra coisa, assim como estava fazendo até então: brincando de (se) explorar.

Quebremos o tabu das antigas gerações. De tantas pessoas que acreditam ser o sexo algo porco ou proibido. 

Busquemos olhar a criança nos livrando do olhar (preconceituoso) do adulto. 

Então quando vejo o meu filho, tão obediente em tantos quesitos, tão cheio de saúde e de luz, ser tão apegado à sua chupeta... Admito que fico frustrada, mas até certo ponto: o de não ter logrado êxito em fazê-lo largá-la (ainda). 

O dente dele ficar torto? Juro que é a menor das minhas preocupações. Pois tudo com o Lucas progrediu no tempo dele. 

Por que deveria ser diferente na hora de chamar o Minion para levar suas chupetas embora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário