quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Instinto Selvagem


Da série "destinos selvagens" esse dia foi, sem dúvida alguma, para o hall das memórias inesquecíveis: mergulhar com tubarões. 

Num lugar tão incrível quanto o próprio passeio: a paradisíaca Bora Bora. A água é tão translúcida que é possível enxergar o fundo mais profundo de todo seu oceano. 

Do alto do barco que nos levou a tal local inenarrável em termos de beleza natural, avistamos, nadando rente à areia branca como neve, o maior de todos esses magníficos seres marinhos: um exemplar da espécie tubarão lixa com meros três metros de extensão de um extremo ao outro. 

Confesso: de dar medo. 

Admito: passei longe dele. 

Embora ousada por natureza, ainda mais se envolver proximidade com bichos em geral, os quais tenho enorme apreço, prefiro em algumas ocasiões seguir o princípio do "mais vale um covarde vivo do que um herói morto". 

Porque aí estamos lidando com instinto. Animal. Dos mais primitivos de todos. 

Até onde sei, o tubarão é um dos únicos dinossauros remanescentes do planeta Terra. É a essência primitiva personificada nesse imponente ser aquático. 

Temos que respeitar esse tipo de manifestação natural. Que é absolutamente irracional, então bastava o turbarão em questão ter acordado com o pé esquerdo, ou melhor, com a nadadeira esquerda, e... Nhac! Acabo deixando por puro capricho um pedacinho meu no Tahiti. 

Mórbido, não? Mas alguém duvida que isso possa acontecer? Vai que... Nem o Seguro Bradesco salva nessas horas! 

Então recolhi-me à nossa frágil condição humana, reconhecendo que o tubarão é mais forte, até mais esperto do que eu, ao menos no quesito "caçar". 

Preferindo nadar, assim, como dizem por aí, "na água do xixi", ainda assim com tubarões, mas com no máximo um metro cada um.

Já valeu a experiência, tirei várias fotos que de tão magníficas - modéstia à parte - remetem a pinturas vivas. 

E me fez enxergar o que todos já sabem: na vida, sempre estaremos nadando entre tubarões. 

A diferença, é que os que moram no mar, nós sabemos do que são capazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário