sábado, 2 de abril de 2016

Para sempre te vejo


É assim que te vejo nos meus sonhos, com esse colorido que lhe é inerente e a nobreza do seu interior que se reflete na sua aparência, sempre asseada e para frente do seu tempo. 

Alguém que nasceu na década de 20 e testemunhou uma exorbitante quantidade de acontecimentos decorrentes dos séculos XX e XXI, os quais eu tive o privilégio de ouvir através da sua própria voz rouca, nos nossos almoços quase mensais. 

Naquele apartamento do Leme, que tanto me remetia à infância! Uma cozinha americana numa residência brasileira, um closet misterioso escondido atrás de uma porta enterrada numa parede, o cheiro forte de maresia que se sentia ao entrar na sua portaria e a padaria da esquina que nos agraciava com aquele delicioso pão francês, tão quentinho, característico de lanche na casa da vó.

Uma avó, que por sinal, cozinhava muito bem, não deixava nada a desejar às obras dos pintores mais famosos, e costurava com tanta perfeição, que só me lembro de quando pequena contar os dias para ganhar mais uma camisola de princesa para me acompanhar nos meus mais belos sonhos. 

Aliás, você sempre se destaca atualmente nos meus, vestida de branco, imersa num foco de luz refletido sobre o seu semblante, com um cigarro aceso numa das mãos e as unhas, claro, sempre impecáveis.

Que figura, remetendo a um anjo daqueles vindos direto de um filme paranormal, do tipo "Constantine". 

Um anjo que me puxou para o canto da minha imaginação e proclamou, com imposição nas suas palavras: "_Renatinha, preste atenção: nunca, mas ouça bem, nunca se descuide! Sempre se arrume!", determinou, levantando o dedo indicador em riste na minha direção. 

Como uma autêntica ariana, teatral e mandona. Ou melhor, mãezona! Mãe de três gerações, pois chegou a ser bisavó de muitos.

E fará falta, mas sempre estará presente aos nossos olhos, nos retratos espalhados, no nosso olfato, no cheiro de pão, na nossa memória, nas doces recordações, nos nossos sentimentos, dentro dos nossos corações. 

Vó querida, nos veremos novamente, só torço que não seja brevemente, pois espero ter herdado a sua longevidade. Certamente nos reencontraremos na hora agendada pelas nossas almas, para toda a eternidade. #euarenata

Nenhum comentário:

Postar um comentário