quarta-feira, 11 de maio de 2016

A mão que balança o berço...


Neste mês não há tema mais pertinente do que falar sobre experiência. 

Filhas que se tornam mães, mães que se tornam avós, bebês que se tornam crianças, adultos que se tornam pais. É o fantástico ciclo da vida. 

Quando pequenos, exigimos que o mundo gire ao nosso redor, egocêntricos ao extremo, não aceitamos um não como resposta. Insistimos, esperneamos, chamamos a atenção, e inevitavelmente iremos conseguir o que queremos com toda essa imposta determinação. 

Então os papéis se invertem e agora somos mães. É o cenário de caos controlado com fortes dosagens diárias de amor incondicional. Amor meu, amor dele, do meu filho. 

Ser mãe é se lançar no penhasco de uma experiência que só se pode realmente ser sabida, dividida com os demais, quando sentida na própria pele. 

Começa de dentro, quando ainda está na sua barriga e se estende por toda sua existência. A responsabilidade é tão gigantesca que acredito que somente pessoas com corações gigantes podem se tornar mães. Umas de um, outras de dois, e aquelas que desejam constituir e fazer parte de uma grande família. Ambição maternal não tem padrão. Cada qual com o seu limite em termos de senso de responsabilidade e renúncia quanto à liberdade pessoal. 

Maternidade é uma opção, por isso, sopese bastante antes de ter um filho para não se tornar depois uma presença maternal ineficaz. É certo que não existe fórmula do sucesso para ser mãe, mas uma coisa é certa: deve haver, acima de tudo, comprometimento. 

Não se pode gerar uma vida ou adotar uma criança, se não houver garantia de 100% de comprometimento quanto ao acompanhamento de seu crescimento. Ser mãe é assumir o dever de cuidar, de preservar, de se importar, de respeitar, amar, na saúde, na doença, na riqueza, na pobreza; é se preocupar sempre, não fechar os olhos nunca, é educar sem amarelar, é celebrar o casamento de dois corações que baterão eternamente juntos. 

Ser mãe não significa esquecer de ser você mesma, mas a de adquirir a experiência de pensar sempre no seu filho, acima de si mesma. Sorrindo #euarenata

Nenhum comentário:

Postar um comentário