quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Caráter coeso



Caráter.
Podem me chamar de radical, obtusa. Não ligo.
Mas entendo que o bom não se mistura com o ruim. Assim como água e azeite, não se consegue mescla-los por completo.
Tente. Sempre restará um resíduo de molécula de azeite boiando na água, até então, límpida.
Marcando-a para sempre.
Assim como confiança, basta um pequeno gesto infeliz para quebra-la por inteiro.
Acabar com todo um legado de reputação construída e reconhecida ao longo do tempo.
Alguém sabe definir com precisão o que é caráter? Compartilho a minha humilde opinião: é a firmeza e coerência nas suas atitudes.
É o conjunto de características de uma pessoa, que irão determinar o nível de honestidade e moralidade que ela possui. Principalmente quando ninguém estiver testemunhando seu atos.
Mas, peraí: não há como se taxar níveis de honestidade ou moralidade. Ou é, ou não é.
A-há. Cheguei no ponto que queria: não há como se declarar inocente, quando se mistura com bandido.
Se juntar com gente que comete atos ilegais, ilegítimos, criminosos de qualquer espécie. Lembra da tal reputação? Já era, amigo de bandido.
Se favorece com milícia?
Recebe propina?
Conhece um 171?
É parente de corrupto?
Namora traficante?
Saber disso tudo e participar do dia-a-dia de tais pessoas ou, ainda, mesmo que seja para encontra-las uma vez na vida outra na morte, é ser sim conivente com a bandidagem delas.
O ditado "diga-me com quem tu andas que te direi quem és" não poderia ser mais honesto.
Andar, conviver, encontrar, passear com bandido é ser tão bandido quanto.
Fazer vista grossa para o que está acontecendo? É ser tão cara-de-pau quanto.
Não fazer nada respeito e ainda usufruir de tal feito? É ser tão mau caráter quanto.
Como o Brasil poderia ser diferente, se somado aos mafiosos políticos que o (des)governa existe uma grande parcela do povo, de todo tipo de classe social, engajada, mancomunada, para pregar nada além do favorecimento pessoal em detrimento do bem coletivo?
Todos, bandidos!
E eu? Não me misturo. Pode me chamar de preconceituosa. Caguei!
Sou mais viver sozinha com meu caráter íntegro do que lidar com qualquer tipo de bandido.
Bandido bom é bandido longe de mim. Sai de retro.
#euarenata

Nenhum comentário:

Postar um comentário