terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

"Também quero!"... Só que não...



"Homens de Saia", capa de hoje da Revista Domingo. Vou descrever exatamente a sensação que senti ao me deparar com essa imagem: confusão mental. 

Em seguida veio imediatamente a expressão "forçação de barra" na minha mente.
Fashionistas, andróginos e afins, me perdoem, mas exceto por questões culturais, como no caso de tribos indígenas ou escoceses, não vejo absoluto sentido - diria, até, tesão - num homem, que sustenta ser do gênero masculino, usando saia. 
Tá, pode até ser dito estiloso por alguns apreciadores de modismo, mas, sério, por mais imponente que seja o homem, ou seguro em relação à sua masculinidade, encara-lo de saia é, para mim, como me deparar com um ser indefinido em termos de personalidade. 
Muitos dirão, "nossa, mas pra um homem ter coragem de usar saia, ainda mais num país tão machista como o Brasil, o que certamente não lhe falta é personalidade!"
Terão inúmeros me fuzilando com argumentos do tipo: "mas e as mulheres? Não reivindicaram, no passado, o uso de calças? Não queimaram sutiãs? Não lutaram por direitos iguais?" Sim, sim, e sim, como respostas automáticas para todas as perguntas. Porém, convenhamos: continuamos ganhando salários menores; continuamos tendo que nos virar praticamente sozinhas, equilibrando filhos, casa e trabalho na nossa rotina diária exaustiva; e continuamos sendo encaradas como meros objetos sexuais, por muitos.
Pelo uso de calça apertada?
Pelo uso de decote?
Ou saia? Curta?
Não importa a razão, é de livre arbítrio da mulher usar o tipo de endumentária que mais aprecie, não interessa o comprimento.
Já respeito, deveria ser mandatório.
Aí vejo homens cosmopolitas usando saia, e repito: continuo perplexa.
Estariam eles sustentando uma causa para que homens e mulheres tenham - efetivamente - direitos iguais?
Estariam dispostos a definitivamente nos ajudarem com o cuidado dos filhos, da casa?
Estariam abertos a ganhar o mesmo salário que o nosso?
Parariam de nos assediar sexualmente (sem consentimento da mulher)?
Se uso de saia por homem causasse toda essa mudança construtiva na sociedade, esqueçam tudo que eu disse. 
Seria a primeira a comprar uma para o meu marido usar. Se ele quiser, lógico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário