segunda-feira, 23 de novembro de 2015

O Peso de Renata

 
Em sintonia com o significado do meu nome, “re-nata”, que quer dizer “renascida” em Latim,
Renasço todo momento,
De mim, de tudo, de todos,
Mas para renascer, veja bem: tenho que morrer,
De tédio,
De tristeza,
De letargia,
Em agonia,
Para, quem sabe um dia,
Emergir das cinzas fétidas do túmulo que eu mesma me enterrei
Por raiva
Por remorso
Por insegurança
Por falta de esperança
Assim como uma Fênix, imponente, quente, da cor vermelha,
Renasço
Vívida e forte
Seguindo um novo norte
Com toda a esperança depositada sobre o mundo
E passo a representar o significado do meu nome, como ele me apresenta:
Renata, renascida
Sim um nome um tanto quanto comum, porém, com um peso enorme na sua essência,
Que me deixa muitas vezes sem referência,
Pois ao renascer, o melhor a fazer é esquecer: de tudo que não agrega a minha existência,
Que por tantas vezes encerrou um ciclo e me fez parar em outro lugar, longe de toda a cruel realidade, quem sabe em Marte,
No planeta regente do meu signo de Áries,
Que é fogo
Que queima por dentro e por fora
Sem hesitar
Até eu mesma me cremar
E me levantar, renascendo novamente,
Pois assim sou
Meu nome
Renascida
Até o resto da vida.

3 comentários:

  1. Um ensaio profundo, oriundo de um lindo e significativo nome: "Renata"! ... Simples e tão complicado assim ... Quem diria ?!? ...
    Maravilha !!!

    ResponderExcluir
  2. Um ensaio profundo, oriundo de um lindo e significativo nome: "Renata"! ... Simples e tão complicado assim ... Quem diria ?!? ...
    Que Maravilha !!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por dar de presente o meu nome, a minha vida, mãe querida! :-))

    ResponderExcluir