quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Em constante terapia

O que aprendi em terapia:

1) Ainda que óbvio, saiba que você é o único dono do seu sentimento. Só você pode alimentar ou eliminar o que está sentindo.

2) Vigie seus pensamentos. Não permita que a negatividade contamine o seu interior ao ponto de torná-lo amargo para o exterior. Ou insuportável para si mesmo.

3) Tente enxergar tudo que o incomoda de longe. De perto, todo texto fica embaralhado e sem sentido.

4) Seja gentil contigo. Não se puna por pensar de determinada forma. Seus valores não mudam. O que pode ser alterado é o grau de intensidade que se encara situações que vão em desencontro com o que você entende por ser sensato ou coerente.

5) Você não é obrigado a tolerar, conviver, agradar indivíduos que não te fazem bem; nem por educação. Seria o mesmo que beber veneno fingindo que é água: em algum momento o fará passar mal.

6) Há quem seja diferente de você, e quem se torne diferente, com o passar do tempo. O ponto é que um sempre foi assim e o outro se torna um completo estranho, nas suas gritantes diferenças. Difícil continuar conectado com quem você não se identifica mais. Simplesmente se desconecte.

7) Tem quem irá te imitar, não admitindo que o está. Não se irrite com isso. Pense o quanto deve ser cansativo alguém que precisa encenar a vida de outros para conseguir se sentir minimamente vivo.

8) Existem pessoas que nunca irão mudar. Então não perca tempo tentando comprar remédio em quem é açougue ou carne em quem é farmácia. Quer manter sua própria sanidade mental? As contorne, nunca as confronte.

9) Não deixe de fazer nada pelos outros, pois os outros não deixarão de fazer nada por você.

10) Exteriorize o que te desagrada. Diga não quando necessário. Sim, somente quando sentir vontade. Não existe nada pior do que enganar a si mesmo.

11) Empatia não é para qualquer um. Só quem teve referência do que é ser cuidado de verdade é que saberá se colocar no lugar dos outros. Não tente esperar algo próximo disso de alguém que nunca foi orientado nesse sentido.

12) Criar expectativa é o primeiro passo para se frustar. Não espere nada de nada, nem de ninguém. Faça de você mesmo o exemplo que gostaria de seguir nos outros.

#euarenata


Nenhum comentário:

Postar um comentário